terça-feira, 5 de julho de 2011

BUSÃO, COMUNIDADE HUMANA E ETNO, O QUE TEM A HAVER ?

Já parou para pensar sobre a comunidade na qual estamos ingressados e as vezes nem sabemos! Situações comuns e momentos de felicidade ou de tristeza ,sim por que este termo Comunidade Humana é tão esquecido em nosso cotidiano que as vezes nós que fazemos parte desta comunidade, senhores e senhoras, HUMANOS ... , cometemos atitudes que não condizem com uma COMUNIDADE  e muito menos com HUMANO diga- se de passagem.

Já que falo de cotidiano, hoje estava eu no transporte quando uma senhora empurrou a outra para sentar primeiro na frente.Um ato lamentavél e desnecessário.Pensemos, somos mais humanos do que o nosso compaheiro que divide o espaço no planeta e ou simplesmente o espaço de uma cadeira no ônibus ? Conto este incidente, só para ilustrar e descontrair.

Mas isto me leva a pensar sobre as  afinidades, os direitos e quisá das nossas ideologias.Ou simplesmente do nosso grupo etnico ou nossa comunidade humana, pois num sentido mais amplo este termo se define pelas afinidades linguisticas, culturais, politicas e ..., Geralmente estas comunidades reinvindicam  um direito, uma estrutura social, politica e um território.

São sempre vistas por uma minoria, ou um subgrupo.Mas eu proponho que a comunidade humana ou grupo etnico deste blog não seja um grupo isolado, mas que seja formado por afinidades e laços eternos na busca do conceito vivo da substância que originou este espaço, o ETNOLAZER. Sabemos que as nossas afinidades  irão  nos permitir desenvolver muitas descobertas e novas possibilidades, a nossa COMUNIDADE HUMANA pode demonstrar por meio do respeito aos mais diversos grupos, conceitos, pensamentos e etc, o verdadeiro sentido de convivência com o outro, nosso semelhante ,não por que alguém disse que é, mas por que de fato sempre encontramos alguma coisa que nos aproxima e também nos distância e se depois desta postagem você ainda achar que não há nada que possa aproximar ou ser semelhante, então só resta apelar para uma palavra que nos contempla : HUMANOS isto não dá para negar.

Acho não, acredito que o termo Etnolazer  desperta  interesse, curiosidade, aversão quem sabe !  
Por que carrega consigo esta palavra acima para onde for e isto é muito especial  no contexto da pesquisa social qualitativa, dentro das disputas e consensos encontrar material cientifico, cultural , etnico, humano para analisar e permitir um novo olhar em conjunto com o outro rompendo paradigmas.Isto senhores e senhoras é vida pulsante,afinal somos semelhantes em muitas coisas e no ambiente escolar trabalhar com o conceito de Etnolazer permite muitas construções, conversas e atitudes de pertencimento nas comunidades humanas as quais formamos.Talvez, espero não estar sendo exagerada , seja uma forma legal e inteligente de dirimir situações nada apreciavéis em nosso cotidiano.Vamos pensar nisso!

Por enguanto fico por aqui!
bjus de uma fada por que não !

Fernanda Almeida




Nenhum comentário:

Postar um comentário