sábado, 9 de julho de 2011

Relatório da Disciplina: EDCC 97 – TEE - Etnolazer , Cultura e Atos de Currículo.


1. Resumo

Este relatório tem como objetivo demonstrar em poucas linhas como a experiência de co-criação e desenvolvimento de uma disciplina pode ser uma trajetória fascinante. O trabalho participativo e colaborativo foi a força motriz em todas as atividades sugeridas ao longo da disciplina. Diante das leituras e conversas o método enfatizado foi o dialogicidade ,ou seja os sujeitos aprendentes implicados com o tema de lazer ,etnos , cultura e currículo ,se permitiram refletir e agir sobre as realidades que tanto a escola como a sociedade compartilham. A fenomenologia ,assim como a análise critica acompanhada pelo rigor cientifico ,permitiram realizar grandes descobertas no campo do Etnolazer , tema central e ainda um conceito em construção por todos aqueles que o pensam e o fazem.

2. Introdução

A grande motivação dos trabalhos realizados na disciplina foi a liberdade de criação e a permanente ideologia da pesquisa – descoberta ,ou seja desde o inicio todos os participantes tinham as mais variadas idéias sobre este componente curricular ,pois além de ser um tema novo é emblemático pensar em lazer e currículo associados. Não há muito espaço para esta prorrogativa nas instituições acadêmicas e muito menos nas escolas.
Partindo disso, as experiências provocadas e pensadas a respeito do etnolazer em conjunção com a cultura e os atos de currículo permitiram abrir um novo olhar ,este que permite ver além dos nossos olhos ou das simples aparências.
Conversando um pouco mais sobre estes olhares ,pensemos nos sujeitos atrás destes e descobrimos não mais o desconhecimento ou falta de preparo acadêmico sobre o tema da disciplina ,mas simplesmente a total ignorância sobre sua originalidade e identidade.
Este Etnolazer perpassa por diversas instancias e todas elas ligadas as influências nas quais somos persuadidos ou canalizamos para outrem. Nestes momentos de inflexão e flexão ,permitimos que a cultura que é uma das nossas matérias constituintes mais antigas ,responda por nossos pensamentos e maneiras de agir e que dirá dos atos de currículo ,feitos nas escolas.
Mas, toda esta conversa acima serve para simplesmente dizer que a escola e seu espaço social é enquanto um espaço de formação um espaço de lutas também ,o qual permite a todo tempo a descoberta e as vezes o alienamento de culturas diversas por simples atos de currículo.
Muitos chamam o ato dito acima ,como o politica da escola ,onde se acerta e planeja os partidos que irão ganhar a disputa ,neste enfoque a disputa pelo saber e pelo conhecimento. Este currículo por vezes possui um companheiro forte e nebuloso ,o currículo oculto o qual esmaga as outras manifestações e sacia-se com os saberes acadêmicos e esquece dos saberes da vida ,por exemplo.
Um poder é exercido e sem direito a manifestações daqueles que são diretamente atingidos , os alunos. Não estou recriminando os saberes acadêmicos ,pois sei o quanto são importantes para a formação intelectual ,mas os saberes frutos de experiencias pessoais ou então outras formas de cultura intelectual não acadêmica precisam ser considerados.
Estas outras culturas de jovens e afins , de pessoas simples e além ,formam o conceito multi-referencial do Tema deste relatório ,o Etnolazer.
E neste instante ,o Etnolazer que vive em nós nada mais é do que os tempo livre entregue a situações sem o compromisso das horas roubadas por uma produtividade capitalista ou de uma avaliação valorativa qualquer. Este tempo livre quando somado as individualidades de cada sujeito aprendente é a cultura inter-coletiva que se faz numa roda de pagode a uma competição de skeitistas.
Estes sujeitos da cultura urbana como são chamados também fazem parte da escola , deste conceito. Pois muitos são alunos e as vezes se sentem desconectados desta instituição por não se verem representados ou terem um espaço para se expressar.
Nesta luta de ideologias ,o etno se conecta com o lazer e transgride de certa forma estas barreiras e se consolida nas mais diversas manifestações de rua e ou urbanas. Para tanto um conceito surge desta realidade nova e aparente tanto para a sociedade ,como para a escola e também para as universidades e seus campos de pesquisa.
Sendo assim ,percebe-se neste surgir uma viva necessidade de estudar mais e com profundidade este tema ,pois ainda está em construção ,como a maioria dos sujeitos envolvidos com o mesmo. Sabe-se que sua matéria constituinte que o molda e lhe dá corporeidade é a produção cultural de atos de lazer aliado ao etno e ao que temos de humanos e seres sócio históricos como também ao que não temos , as culturas negadas e sub fragmentadas. Esta percepção é de muita importância para permiti-se vivenciar esta disciplina e descobrir o etnolazer em cada pessoa.


3. Experimental e resultados (Desenvolvimento)


A disciplina Etnolazer , Cultura e Atos de Currículo , fora elaborada pela participação de todos. A proposta sempre foi flexível o suficiente para que fosse possível moldá-la a cada nova descoberta e nova necessidade da equipe ,por isso foi uma disciplina não mandatária ,mas colaborativa. Um verdadeiro laboratório de uma turma piloto.
O roteiro pensando em coletivo , foi devidamente seguido , apenas com alguns alterações mas estas não alteraram o sentido lógico o qual fora empregado aos trabalhos realizados.
Os instrumentos utilizados para o estudo e aprofundamento do tema , tiveram muita importância ao longo do percusso , foram feitas leituras de artigos ,visitas externas como ao Museu Solar do Ferrão no Centro histórico de Salvador , amostras de filmes , debates e conversas sobre as atividades , planejamento , execução e participação de seminários intitulados “rodas de conversas” com palestrantes convidados sobre o tema do etnolazer , cultura e atos de currículo , como também a construção de um ambiente virtual sobre o tema.
As experiências vividas e construídas foram muitas e os resultados são sentidos no entrosamento e responsabilidade em que foram realizadas cada tarefa por esta relatora e também por seus companheiros de disciplina.
Diante destas descobertas pode desenvolver um conceito pessoal sobre o etnolazer, no qual posso identificá-lo nas suas mais variadas manifestações. Posso distinguir e saber equacionar o quanto de cultura , etno , lazer e de currículo possa ter uma atividade na escola, que seja feita com responsabilidade e sentimento de pertencimento , para além dos currículos ocultos que nada contribuem com o projeto de escola integrada e dinâmica que muitos educadores e pessoas do povo também pensaram e ainda pensarão para seus educandos e ou filhos.
Por isso posso dizer que o etnolazer é uma experiência nova que permiti um dialogo com as culturas diversas e abre possibilidades de respeito e crescimento humano tanto nas escolas como em qualquer outro espaço formativo.


4. Conclusões

Sentimento de pertencimento e dignidade. Palavras fortes e ao mesmo tempo sábias , se pensarmos em como vai os currículos das escolas e os atos de autoritarismo acadêmicos. Pesquisas são feitas o tempo todo com intuito de investigar o por que de tantas evasões e desmotivações nas escolas, longe de querer dirimir ou torná-los menos importantes, estes fenômenos atuais que a escola e os alunos enfrentam , reflitamos se não seria mais fácil , permitir que os alunos se sentissem parte da escola e de seus atos de currículo ,de sua estrutura de poder pude-se surgir representantes das esferas que nutrem e formam a escola. Que a pólis escolar permiti-se o livre diálogo entre as diversas instituições culturais que nos formam e além que permiti-se a formação de sujeitos críticos e com atitude. Talvez esta fosse uma forma de tornar realidade estas palavras fortes e sábias.
Por esta feita ,diante das conversas e dos debates pleiteados e mantidos pelas visitas , leituras imagéticas em movimento e pelas textuais , reforçadas pelos seminários pode constatar que este paradigma , de uma escola com um currículo politico democrático como sua base identitária , é possível. Principalmente , quando permiti o envolvimento de todos os sujeitos numa formação continuada de saberes acadêmicos ou não. Saberes estes feitos por observações , por empiria e também por análises , saberes estes feitos por momentos livres entregues ao prazer individual e coletivo feito em colaboração.
Concluindo assim , o termo Etnolazer configura e faz parte de todos os sujeitos que estejam em formação e como o sabemos a formação é continuada e ininterrupta. Ela responde e se faz presente em nossas culturas e nos atos de currículo das escolas.
Portanto esta experiência foi para mim muito promissora e construtiva , tive excelentes respostas da disciplina como um todo e me avalio com total responsabilidade em dizer que não deixei a desejar nas tarefas , nas discussões e muito menos no entrosamento com o tema e com todos os envolvidos.
FERNANDA SILVA DE ALMEIDA
GRADUANDA DE PEDAGOGIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

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