domingo, 10 de julho de 2011

Filme: Laranja Mecânica

O filme Laranja Mecânica demostra a vida de um jovem, chamado Alexander DeLarge, que possuía desejos diferentes do que poderíamos comparar com um jovem da sua idade. Ao mesmo tempo que gostava de ouvir músicas clássicas de Beethoven, sentia prazer em praticar estupro e muita violência. Era o líder de uma gang  que costumava invadir casas e espancar idosos, violentando assim as pessoas sem qualquer restrição.
Mas, ao ser capturado pela polícia durante um assalto que levou a vítima a óbito, Alex passa a vivenciar a rotina de uma prisão, que possui regras e certos limites que antes desconhecia. Após ter cumprido dois anos de prisão, ele é liberado para se submeter a um tratamento denominado Ludovico, uma terapia experimental de aversão, desenvolvida pelo governo como estratégia para deter o crime na sociedade.
O tratamento consiste em presenciar formas extremas de violência sob a influência de um novo soro, como ver um filme muito violento.O personagem é incapaz de parar de assistir, pois seus olhos estão presos por um par de ganchos, que só consegue ficar parado por que é drogado antes de ver os filmes, para que associe as ações violentas com a dor que estas lhe provocam.O tratamento  provoca uma reação positiva na visão dos médicos pois o paciente se torna incapaz de qualquer ato de violência ,não conseguindo desta forma tocar uma mulher nua, nem ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven, que era sua peça favorita e que de uma certa forma o encorajava.
Ao se deparar com a realidade, após sair da prisão, Alex enfrenta os sentimentos de abandono por parte de seus pais e  a depressão. Porém, o personagem apesar dessa fase pós tratamento ter sido tão difícil, encontra razões para se sentir curado e assim voltar a pensar nos atos de violência.
O filme demonstra a realidade de um época que não se distancia dos tempos atuais, pois a violência está crescendo a cada dia  e os jovens ocupam uma parcela considerável quanto a essa questão. No decorrer do filme pode-se verificar atos impetuosos do personagem, não se preocupando com a privacidade e o respeito ao outro. Além disso, ocorrem impunidades, falta de regras, abandono,desamparo etc, por parte de vários personagens, transmitindo desta forma uma visão de sociedade que precisa ser revista e pensada tanto por parte daqueles que praticam a violência quanto aqueles que são violentados.

De: Renata Ferreira de Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário