quinta-feira, 21 de julho de 2011

Etnolazer?! Mais uma "Roda de Conversas"...


     Durante as aulas da disciplina, Etnolazer, Cultura e Atos do Currículo, fez-se necessário absolvermos um pouco da essência do que seria etnolazer, um termo novo e curioso, que faz-nos refletir sobre os grupos etnos e as formas de lazer que cada um deles está inserido, pois o que seria lazer para um grupo pode não ser para outro. Procuramos entender como reflete cada grupo, como eles se relacionam, quais são as suas formas de lazer e o como refletem acerca da violência. Levamos um susto ao assistirmos "Laranja Mecânica"! Captamos falas riquíssimas de sujeitos impressionantes, de carne e osso, e que expressam pensamentos relevantes sobre o tema. E que levou-me a uma curiosidade também incrível, para somar com meu tema de monografia...
     Trazendo à lembrança os vários problemas que a sociedade brasileira enfrenta por causa da violência que faz parte do convívio das inter-relações escolares, entendemos que para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem.
     A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países, são características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e culturais muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
     Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade”. Pensando nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes.
Alessandra Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário