segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vamos contar uma história...

    Contar história é dialogar em várias direções: na da arte, na do outro, na nossa!
  Os objetivos podem mudar- é RECREAR, é informar, é transformar, é curar, é apaziguar, é integrar, podem se alternar, mas nunca acabar com o prazer de escutar! De participar! De criar !
(Celso Sisto)

  A minha história com a matéria de Etnolazer, Cultura e Atos de Curriculo se deu de uma forma bastante satisfatória(em minhas leituras), pude viver bons momentos de aprendizagem e mudanças reflexivas no decorrer de minha formação, que diga-se de passagem entorno da graduação chega ao fim nesse semestre.
  A minha matricula na matéria só se deu após assistir a minha primeira aula de Recreação(que é ministrada pelo mesmo docente de Etnolazer).
  Bom, após ver a sua tão apaixonada defesa de suas idéias entorno das duas matéria quis fazer parte da  história da reconstução das mesmas( já que por motivos de Doutourado, o professor encontrava-se de licença para desenvolver seus estudos).
  Após, a minha inserção na matéria, a cada aula assistida pude analisar os meus conceitos entorno do lazer, da cultura e do posicionamento da instituição escola entorno dos sujeitos e da cultura.
Nesse processo tive a imensa vontade de recrear, contribuir, participar, escutar, criar juntos tudo o que foi proposto pelo professor Romiss, principalmente no que diz respeito aos seminários, pois acredito que a Universidade é o local de reflexão, construção, recontrução e reavaliação de nossas praticas profissionais.
  E nesse movimento, a cada aula assistida novos conhecimentos, novos olhares entorno da cultura e da diversidade.
 Lembro da primeira aula em que foi feito a reflexão do termo lazer, que trouxe-me conhecimentos que até então tinha um conceito deturpado. O professor Wilson que no dia assumiu a aula me fez uma pergunta que me martelou por alguns dias. O que é lazer? Após a exposição que fez percebi que tinha um ideia errada sobre o conceito.
  Mas, também não posso deixar de registrar do dia que assitimos ao filme Laranja Mecânica, que me caiu feito uma bomba, um choque literalmente, nesse dia confesso que fiquei enfurecida com o Professor Romiss, pois o filme me abalou muito de verdade.Porém, após passar o abalo pude refleti um pouco sobre o filme.
  Também tivemos a uma visita no centro histórico, em que refleti um pouco sobre a diversidade cultuural que dispomos. A nossa visista foi feito no Solr Ferrão e lá há uma diversidade de produções culturais. Mais o que muito me tocou foi a exposição de Caribé, as obras inacabadas e o atelier me fez ver como ela já era um artista etnográfico, já que não era brasileiro, pintou a Bahia de uma forma muit profunda, demostrando o como conhecia a Bahia.
Bem, muitos foram os momentos em que "devorei" a matéria, se for citar cada instante, esta postagem passa a ser um diário, mais como estamos tratando de conversas em Roda, ou Roda de conversar? Não importa, o que percebo é que de fato o objetivo de se socializar os conhecimentos que permeiam o lazer e o curriculo foram atingindos.
As construções dos seminários se deram num clima de cooperação e envolvimento por todos que de fato estiveram implicados, o envolvimento do professor foi de fato intenso, o que nos deixava subjetivamente avisados do quanto era importante para ele aquela construção.
  Pois, quando refletimos, em seguida mudamos a nossa postura e mudança de postura é curriculo também!
Desde, já agradeço a todos colegas pela troca de conhecimento e por juntos vivermos a matéria. 
Ao professor Wilson, muito obrigado pela contribuição na materia, por ajudar a construir o que vivemos nesse semestre.
  Ao professor Romilson, meu muito obrigado! Por contribuir em minha formação acadêmica, concerteza valeu muito a pena, optar por viver essa história. A sua dedicação e profissionalismo não podem deixar de ser parabenizada, a sua paixão pelo que se propõe a fazer é notoria.
Enfim, concluo aqui o meu relato, mais não a minha história com Etnolazer e Atos de Curriculo.
Muitos beijos, a todos!
Vanessa Bento








Nenhum comentário:

Postar um comentário