domingo, 10 de julho de 2011

FILME - LARANJAS MECANICAS

filme britânico Laranjas Mecanicas de 1971, dirigido por Stanley Kubrick, é uma adaptação do romance homônimo de 1962 do escritor inglês Anthony Burgess. Tem como protagonista principal Malcolm McDowell que interpreta Alex Delage. Conta história de um jovem lider de uma gangue de arruaceiros, que só bebem, se drogam, roubam, estupram, batem e por fim acabam matando uma pessoa. O filme mostra que Alex veio de uma família estruturada, porém ele é um ser com um instinto destrutivo, que leva os seus sentimentos a atos errados perante a nossa sociedade, indo totalmente de encontro a falta total de humanidade. Retratando muito bem o nível de violência que vivemos hoje na nossa sociedade.
Alex e sua gangue começam o filme em um bar bebendo leite “batizado”, apesar de serem ingleses eles utilizam termos em russo para dizer algo como “droug”, que significa amigo, representando de fato o que os jovens gostam de fazer que é criar gírias e palavras novas para dar significado as coisas. Esse grupo de arruaceiros saem pelas ruas e batem primeiramente em um idoso, por que o mesmo era idoso e morador de rua, depois salvam uma mulher de ser estuprada e batem na gangue que estavam tentando estuprá-la, não se contentando com essa noite bem movimentada, eles saem em busca de mais emoção, dirigindo loucamente pela estrada e provocando diversos acidentes por fim acabam invadindo a casa de um casal e amordaçando o homem e estuprando a sua mulher e saqueiando a casa. Eles realizam esse ataques em uma noite e  não são detidos. O filme consegue retratar de fato o que muitos adolescentes  nessa fase pensam, ou seja,  sexo,música, droga, dinheiro e violência.
Por fim devido a uma discursão com os amigos, ele acaba cortando parte da mão de um deles para tentar se firmar com o líder da gangue e batendo em outro, o que os deixam com muita raiva e por isso em sua última invasão a casa de uma senhora pervertida, Alex acaba sofrendo uma pancada que o deixa momentaneamente cego  possibilitando assim a  sua captura pelos polícias, só que a senhora morre e ele é preso por assassinato e sentenciado a 14 anos de prisão. Dentro da cadeia ele cumpre dois anos e faz um tipo inofensivo e convertido ao cristianismo para ganhar o apresso do sacerdote da instituição, Alex fica sabendo de um tratamento oferecido pelo governo que liberta as pessoas da violência e possibilita a saída de presos em pouco tempo. Ele consegue se submeter ao tratamento que consiste em libertar as pessoas da raiva e da violência por meio da violência. Tornando a pessoa incapaz de se defender de qualquer ato de violência que venha a ver ou sofrer.
Após esse tratamento Alex é solto e volta a sua casa, e encontra seus pais muito bem amparados por um jovem responsável e trabalhador que está alugando o seu quarto e recebendo toda a atenção dos seus pais, ele pergunta pelas suas coisas fruto de roubos e fica sabendo que foram apropriadas pela polícia para pagar os danos que ele havia causado. Ele acaba saindo de casa,  por que seu quarto havia sido alugado por dois anos a esse rapaz e seus pais, apesar da mãe demonstrar que gosta dele, vê-lo representa o seu erro em tê-lo criado e o seu pai teme a ele de forma aterradora.
Em suas andanças pelas ruas de Londres Alex encontra o velho idoso que ele e sua gangue haviam batido certa vez e é reconhecido, com isso ele leva uma sova desse idoso e dos outros companheiros idosos que estavam com ele. Em meio a essa confusão aparecem dois policiais para desapartar a briga e tiram Alex daquela situação, só que esses dois policiais eram justamente os dois amigos de Alex e esses acabam por levá-lo a um lugar ermo e dão uma surra nele e o largam para morrer. Só que Alex consegue caminhar e se dirige a uma casa, só que está casa ele já havia estado lá antes, ela  é a do escritor, onde ele e seu bando roubaram e estupraram a sua esposa, nessa casa ele também é reconhecido e o escritor tenta matá-lo e fazer parecer que foi um suicídio. Com isso, escreve uma matéria falando sobre a tentativa de homicídio de Alex, para mostrar que o tratamento disponibilizado pelo Estado não teve sucesso, com isso sujando a candidatura do governador. Alex é dirigido a uma clínica e lá recebe a visita do governador.
Consegui obter algumas informações do final do filme através de sites, mas mesmo assim para mim não foram suficientes para saber de fato como terminou o filme. Com isso, vou realizar as minhas observações até o momento em que assisti.
Posso afirmar que a trama de fato tenta representar um mundo futurista, que se basea na ultra- violência, que hoje já vivenciamos, além disso as atitudes do jovem Alex retrata o que vivem muitos jovens na sua idade que é resultado da falta de limites dos pais. O que está latente na ficção é  a questão de se tentar acabar com a violência por meio da violência, o que com certeza para mim é um ato falho, a força a gente não consegue nada, Mahatma Gandhi conseguiu por meio da não-violência criar o Paquistão, Nelson Mandela  e outros que conseguiram ganhar grandes lutas por meio da pacificação e igualdade social. Acredito que no filme conseguimos abservar também o quanto os interesses políticos interferem na nossa sociedade, visto que para o governador ele queria que o tratamento Ludovico,  desse certo e reduzisse o número de presos e da violência, para que pudesse se eleger ou re-eleger. A mídia também possui um papel muito importante para fazer com que a população acredite naquilo que eles querem. 
Por isso, é muito importante sermos críticos sobre qualquer tipo de informação que chega até nós. Temos que filtrar e refletir sobre todo e qualquer tipo de informação. Relacionando o filme  com a disciplina recaímos no lazer práticado por esses jovens que era literalmente bater nas pessoas, roubar e ficar impune. Infelizmente conseguimos observar na nossa sociedade esse tipo de comportamento violento, que acaba por vezes com a morte de pessoas inocentemente, nas mãos de jovens estimulados por motivos  incoerentes como opção sexual do outro, droga, desentendimentos fúteis, por ciumes e etc...
 É preciso discutir muito sobre o que andam fazendo os jovens de hoje e principalmente tomar uma atitude para combater esse tipo de comportamento dentro da nossa sociedade, afinal existem coisas maravilhosas que podemos fazer nas nossas horas de lazer, que não vai de encontro com a vida de ninguém. 
Daniele Costa.

Um comentário:

  1. Universidade Federal da Bahia
    Departamento de Educação I
    Faculdade de Educação
    Disciplina: EDCC 97 – Etnolazer, Cultura e Atos de Currículo
    Professor: Romílson Augusto dos Santos
    Aluna: Renata Ferreira de Freitas


    Filme: Laranja Mecânica



    O filme Laranja Mecânica demostra a vida de um jovem, chamado Alexander DeLarge, que possuía desejos diferentes do que poderíamos comparar com um jovem da sua idade. Ao mesmo tempo que gostava de ouvir músicas clássicas de Beethoven, sentia prazer em praticar estupro e muita violência. Era o líder de uma gang que costumava invadir casas e espancar idosos, violentando assim as pessoas sem qualquer restrição.
    Mas, ao ser capturado pela polícia durante um assalto que levou a vítima a óbito, Alex passa a vivenciar a rotina de uma prisão, que possui regras e certos limites que antes desconhecia. Após ter cumprido dois anos de prisão, ele é liberado para se submeter a um tratamento denominado Ludovico, uma terapia experimental de aversão, desenvolvida pelo governo como estratégia para deter o crime na sociedade.
    O tratamento consiste em presenciar formas extremas de violência sob a influência de um novo soro, como ver um filme muito violento.O personagem é incapaz de parar de assistir, pois seus olhos estão presos por um par de ganchos, que só consegue ficar parado por que é drogado antes de ver os filmes, para que associe as ações violentas com a dor que estas lhe provocam.O tratamento provoca uma reação positiva na visão dos médicos pois o paciente se torna incapaz de qualquer ato de violência ,não conseguindo desta forma tocar uma mulher nua, nem ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven, que era sua peça favorita e que de uma certa forma o encorajava.
    Ao se deparar com a realidade, após sair da prisão, Alex enfrenta os sentimentos de abandono por parte de seus pais e a depressão. Porém, o personagem apesar dessa fase pós tratamento ter sido tão difícil, encontra razões para se sentir curado e assim voltar a pensar nos atos de violência.
    O filme demonstra a realidade de um época que não se distancia dos tempos atuais, pois a violência está crescendo a cada dia e os jovens ocupam uma parcela considerável quanto a essa questão. No decorrer do filme pode-se verificar atos impetuosos do personagem, não se preocupando com a privacidade e o respeito ao outro. Além disso, ocorrem impunidades, falta de regras, abandono,desamparo etc, por parte de vários personagens, transmitindo desta forma uma visão de sociedade que precisa ser revista e pensada tanto por parte daqueles que praticam a violência quanto aqueles que são violentados.

    ResponderExcluir